quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dicas de Viagem - Quanto você sabe se virar?

Você sabe mexer na sua moto?

Pra quem gosta de aventura, seja de mochila, moto ou carro, esse é o item mais importante de qualquer planejamento de viagem.

Da pra arrumar a corrente da moto estourada no meio da transamazônica? E o carburador falhando horrivelmente por causa de sujeira dos postos de estrada?

Tem como consertar o alternador no meio do deserto?

Pode parecer exagero, mas pode ter certeza: é justamente aquilo que você não espera que vai te deixar na mão.

Ih, faiô
E se você deixa apenas para “especialistas” mexerem nas suas coisas, qual a confiança que você terá? Saber mexer no próprio veículo, fazer manutenção nas próprias coisas, pode salvar sua pele no meio do nada. Não é o mecânico que vai ficar de noite no meio da floresta a 30km da vila mais próxima.

Conheça cada parafuso do seu veículo

Comece pelo básico. Faça uma troca de pastilhas de freio, uma troca de óleo da suspensão, lubrifique a balança, desmonte a carenagem para limpar. Adquira ferramentas conforme o uso, e sempre de qualidade – ferramenta não é gasto, é investimento, e de longo prazo. Estude o manual de serviços e o catálogo de peças da sua moto. No Google encontra-se de quase todas as motos. Também procure por relatos de gente que já fez o serviço, o que se encontra facilmente pela internet. Aos poucos você pega o jeito.

Do básico, vá passando ao mais complexo (nem sempre o mais difícil, mas talvez aquilo que possa prejudicar a moto caso feito errado), como regular as válvulas, limpar e regular o carburador, trocar alguma junta que esteja vazando. Aprenda a usar um multímetro e como funciona a elétrica da sua moto.

O melhor curso de mecânica que tem é comprar alguma moto de trilha bem bicheira. Pague aí na faixa de R$700 na moto, por pior que esteja não vai gastar mais que 500R$ pra deixar boa de andar.

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Quem usa a moto é você, e você faz a manutenção. Então deixe sempre perfeita!

Costumo dividir por “sistemas”:

Suspensão
-Dianteira: muito macia? quicando? travando? Talvez seja hora de troca o óleo da suspensão. Aproveite para verificar os retentores da suspensão. Nunca deixe a moto sem os guarda-pó acima dos retentores. Desmontou a frente pra trocar o óleo da suspensão? Aproveite para verificar a caixa de direção: vire a mesa na mão. Se sentir um calo em qualquer movimento, é hora de trocar os rolamentos. Prefira sempre rolamentos cônicos. Mexendo a mesa no sentido do eixo, de baixo pra cima, se houver qualquer tipo de folga, é hora de regular a caixa, pela porca especial no topo do eixo.
-Traseira: Muito macia? rangendo? Abaixando muito? A primeira coisa a fazer é lubrificar os eixos da balança e, se houver, do link. Verifique a regulagem do amortecedor, se não está muito baixa (procure por regulagem de SAG na internet), e se, depois de acertar a regulagem e lubrificar a balança, a moto continuar a baixar muito e macia demais, talvez seja hora de mandar preparar o amortecedor.

Freios
- Além de verificar as pastilhas, básico do básico, solte também o suporte da pinça para lubrificar os eixos e verificar as vedações de borracha, e sem as pastilhas, acione o freio e verifique se os dois pistões saem juntos. Outros sinais de que deve-se revisar os freios podem ser: disco azulado, moto freando muito apenas ao soltar o acelerador, moto difícil de empurrar. Se for o caso, é hora de fazer um trabalho um pouco mais avançado: Acione o freio até os pistões saírem bastante (mais 15mm, mais ou menos) e limpe-os, com querosene. Empurre eles de volta. Repita o teste. Se ainda assim apenas um pistão acionar, é hora de desmontar a pinça e verificar os retentores, limpar todo o sistema e trocar o fluido de freio. Você perceberá que a moto ficará muito mais leve pra empurrar depois do trato nos freios, que além de melhorar a frenagem, também diminuirá o consumo. Existem inúmeros “how-to” da sangria do freio no youtube.

Rodas
- Com as rodas ainda montadas, force as mesmas lateralmente, de preferência com a roda fora do chão, segure dos dois lados da roda e tente girar ela lateralmente. Se a roda estiver mexendo lateralmente é hora de trocar os rolamentos. Pra trocar os rolamentos é necessário uma prensa, por isso melhor levar a uma oficina. Não troque com martelo. Rolamentos não suportam forças laterais e isso vai reduzir MUITO a vida útil do mesmo. Próximo passo é verificar os raios: com a roda fora do chão, gire a roda, e com uma chave de fenda ou qualquer outra, toque levemente os raios. O som que eles emitem deve ser o mesmo ou bem próximo. Se ouvir algo muito fora do padrão esse raio está solto.Para apertar os raios existem chaves especiais encontradas em qualquer motopeças, custam barato. Verifique agora por amassados nos aros, e ferrugem caso sejam de aço. Pra desamassar uso uma marreta e um toco de madeira. Nos pneus procure por rachaduras e bolhas. Com a roda fora do chão e a direção parada, gire a roda, e fique de frente para o pneu. Se o pneu estiver mexendo lateralmente, pode ser hora de alinhar a roda, ou o pneu está com defeito e deve ser trocado.

Relação
- tire a capa do pinhão. Limpe toda a relação, eu costumo usar diesel ou querosene. Com a roda traseira fora do chão, gire ela devagar e verifique se todos os elos encaixam perfeitamente na coroa e no pinhão. Caso não encaixem, alguém elos podem estar travados (wd40 e alguns movimentos com a mão resolvem), ou algum elo pode ter dilatado (se for com emenda, começa a procurar por aí). Verifique os dentes da coroa e pinhão. Se estiverem finos ou “penteados” está na hora de trocar.

Quadro
- Até agora verificamos todo o chão da moto. Com a moto pelada, sem as carenagens, faça um reaperto de todos os parafusos do motor (superiores e inferiores), verifique os apertos de todos os parafusos que conseguir. Acredite: Faz muita diferença na moto! Limpe o quadro e procure por trincas (normalmente próximo a soldas).
Elétrica
- Verifique se toda a iluminação está funcionando. Evite mexer em conectores, principalmente se sua moto for mais antiga. Qualquer movimento em falso pode gerar um mal contato. Somente verifique se está bem preso. Com um multímetro verifique a tensão na bateria, que normalmente fica em 12.4v com a moto desligada, de a partida na moto ainda com o multimetro na bateria (não deve abaixar de 11v. Se chegar a 10v a troca está próxima e com 9v a moto já não dá mais partida). Com a moto ligada, acelere até 3500rpm aproximadamente, e a tensão no multímetro deve ficar em torno de 14.4v. Esses são dados genéricos que valem para 99% das motos. Caso a tensão com a moto ligada fique muito (mais de 0.5v acima ou abaixo) fora disso, indica um problema no regulador de voltagem ou no estator.

Carburador
- Se a moto está com comportamento normal, e consumo dentro dos padrões, evite mexer. Verifique apenas o filtro de combustível e troque, se necessário.

Motor
- Mesma coisa do carburador. Se o barulho está normal, e o comportamento também, no máximo verifique a regulagem de válvulas. Se o motor está melado de óleo, não mexa. É normal devido a dilatação que haja um pouco de suor de óleo por fora do motor. Só mexa se estiver realmente vazando, formando gotas.

De resto, verifique o manual de serviços da sua moto para ver que tipo de serviços específicos ela exige. O catálogo de peças pode indicar muito bem como desmontar algumas partes.

Eu costumo fazer esse serviço a cada 10.000km, ou antes caso eu tenha andado muito na terra ou pego muita chuva.

Se você conseguir fazer tudo isso, terá treinado bastante para uma emergência caso ocorra (o que é mais difícil já que quem mexeu na moto é o maior interessado em ver ela rodando sem dar problema).

Também terá formado uma bela caixa de ferramentas com quase tudo que seja necessário para fazer qualquer coisa na sua moto. Depois postarei o que tenho na minha caixa de ferramentas.

Faça um ”kit MacGyver”
Gambiarras nunca devem ser feitas na revisão, mas salvam sua pele no meio do nada. Por isso sempre monte o seu kitzinho macgyver.
No meu estão:
Par de câmaras de pneu
Bomba de mão para encher pneus (difícil mas enche, pelo menos é pequena e leve)
Espátula pra tirar pneu (mas cortada, pra ficar menor e mais leve)
Fita isolante
Silvertape
Arame
WD40
CORDA
Kit de ferramentas básico pra mexer na moto (monte conforme a sua necessidade na revisão)
Capa de chuva descartável
E mais umas coisas que não lembro agora.

E você? O que tem no seu kit MacGyver?

Faz qualquer coisa funcionar, se você combinar com um chiclete mascado.
E nunca esqueça:
Tente sempre avisar pra onde você está seguindo ou o caminho que vai fazer.

Seja ligando pra alguém, por um post no blog, ou num fórum. Caso aconteça algo a informação vai facilitar muito alguma ajuda.

E claro, sempre antes de mexer na sua moto, estude e busque relatos de quem já mexeu.

Um comentário:

  1. Rafael,

    No kit MacGyver que uso tem uma chave inglesa em formato de osso para bicicleta.

    Excelente post!

    Abraço!

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