Olá pessoal!
Hoje vou falar um pouco sobre a distribuição de peso nas
viagens de moto.
Se você, como eu, curte motoviagens e expedições, deve
curtir uma moto parecendo assim:
Linda mas terrível de pilotar! |
Mas fique sabendo, uma moto carregada assim é HORRÍVEL de
pilotar!
O posicionamento das bagagens influencia muito no comportamento
da moto. E isso pode salvar sua pele numa emergência!
Imagina isso com vento lateral? nem todo mundo tem amor a vida . |
CENTRO DE GRAVIDADE
Todo corpo físico tem um CG. Esse CG é complexo de se
calcular exatamente, pois depende da massa de cada peça e da sua distancia ao
centro geométrico da moto ( o meio da moto), mas sempre fica próximo de onde
fica a maior parte do peso. No caso, o CG fica normalmente na linha vertical
motor-tanque, e quando colocamos o piloto, o CG é deslocado para trás.
O QUE AFETA O CG
Imagine que você tem uma alavanca de 1m de altura.
No caso 1, você tem 50kg na ponta da alavanca. Quando você
mexe a alavanca alguns graus, a força dos 50kg numa alavanca de 1m faz com que
a alavanca queira chegar ao chão bem rapidamente. E para levantar é necessário
mais força. Nesse caso aqui, desconsiderando bagagens, imagine uma moto com
tanque de gasolina grande. No meu caso ( 27l de gasolina) a moto fica
sensivelmente pior nas curvas com o tanque cheio.
No caso 2, os mesmos 50 kg estão no meio da alavanca, a 50cm
do chão. Agora, quando você mexe a alavanca pelos mesmos graus de antes, a
tendência a fazer você ficar de pé olhando a alavanca no chão diminuem pela
metade, pois a força para levantar a alavanca agora é bem menor. Nesse caso,
tente pensar nas Buell. O fundador Eric Buell era obcecado pela distribuição de
massa e elas o têm na localização mais perfeita de uma moto atual. Todo o peso
das Buell fica próximo ao motor, e por isso essas motos têm comportamento
dinâmico exemplar.
Tendeu onde quero chegar?
Pra peso extra, quanto mais perto do CG da moto, menor a
influência sobre o comportamento da mesma.
Os lugares mais comuns para se alocar as bagagens numa
viagem de moto são: Bagageiro (com ou sem baú), alforges ou baús laterais e
mala tanque. Existem ainda as opções de alforges dianteiros (na lateral do
tanque) e em algumas motos é possível colocar um bagageiro logo acima do farol.
O baú é a pior localização possível para bagagem. É o lugar
mais afastado do CG e dependendo do peso pode sim influenciar no comportamento
da moto (a dianteira pode ficar leve)
A mala tanque está numa boa posição, mas não dá pra carregar
peso ali nem volume.
Falando de distribuição de peso e comportamento dinâmico, o
melhor lugar para se colocar peso é em alforges frontais, nas laterais do
tanque, pouco comuns no Brasil, E em segundo, nos alforges/baús traseiros. Uma
mochila no lugar do garupa vem em terceiro e a mala tanque em quarto. Baú só em
ultima opção, eu costumo deixar o meu vazio apenas como “armário” nas paradas.
A distribuição mais proxima do ideal. Baús traseiros baixos, alforges dianteiros e mala tanque contrabalanceiam o peso. |
Claro, existem outros fatores que influenciam na distribuição da bagagem, como tipo de terreno, com ou sem garupa, tipo de pilotagem, mas isso deixamos para as próximas matérias da série!
Bom dia, Alves!
ResponderExcluirTd blz?
Viajando muito?
Saberia dizer onde compro alforges dianteiros?
Grato!