quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bagagem na moto 001


Olá pessoal!
Hoje vou falar um pouco sobre a distribuição de peso nas viagens de moto.
Se você, como eu, curte motoviagens e expedições, deve curtir uma moto parecendo assim:

Linda mas terrível de pilotar!


Mas fique sabendo, uma moto carregada assim é HORRÍVEL de pilotar!

O posicionamento das bagagens influencia muito no comportamento da moto. E isso pode salvar sua pele numa emergência!

Imagina isso com vento lateral? nem todo mundo tem amor a vida .

CENTRO DE GRAVIDADE
Todo corpo físico tem um CG. Esse CG é complexo de se calcular exatamente, pois depende da massa de cada peça e da sua distancia ao centro geométrico da moto ( o meio da moto), mas sempre fica próximo de onde fica a maior parte do peso. No caso, o CG fica normalmente na linha vertical motor-tanque, e quando colocamos o piloto, o CG é deslocado para trás.

O QUE AFETA O CG
Imagine que você tem uma alavanca de 1m de altura.

No caso 1, você tem 50kg na ponta da alavanca. Quando você mexe a alavanca alguns graus, a força dos 50kg numa alavanca de 1m faz com que a alavanca queira chegar ao chão bem rapidamente. E para levantar é necessário mais força. Nesse caso aqui, desconsiderando bagagens, imagine uma moto com tanque de gasolina grande. No meu caso ( 27l de gasolina) a moto fica sensivelmente pior nas curvas com o tanque cheio.

No caso 2, os mesmos 50 kg estão no meio da alavanca, a 50cm do chão. Agora, quando você mexe a alavanca pelos mesmos graus de antes, a tendência a fazer você ficar de pé olhando a alavanca no chão diminuem pela metade, pois a força para levantar a alavanca agora é bem menor. Nesse caso, tente pensar nas Buell. O fundador Eric Buell era obcecado pela distribuição de massa e elas o têm na localização mais perfeita de uma moto atual. Todo o peso das Buell fica próximo ao motor, e por isso essas motos têm comportamento dinâmico exemplar.

Tendeu onde quero chegar?

Pra peso extra, quanto mais perto do CG da moto, menor a influência sobre o comportamento da mesma.

Os lugares mais comuns para se alocar as bagagens numa viagem de moto são: Bagageiro (com ou sem baú), alforges ou baús laterais e mala tanque. Existem ainda as opções de alforges dianteiros (na lateral do tanque) e em algumas motos é possível colocar um bagageiro logo acima do farol.
O baú é a pior localização possível para bagagem. É o lugar mais afastado do CG e dependendo do peso pode sim influenciar no comportamento da moto (a dianteira pode ficar leve)
A mala tanque está numa boa posição, mas não dá pra carregar peso ali nem volume.
Falando de distribuição de peso e comportamento dinâmico, o melhor lugar para se colocar peso é em alforges frontais, nas laterais do tanque, pouco comuns no Brasil, E em segundo, nos alforges/baús traseiros. Uma mochila no lugar do garupa vem em terceiro e a mala tanque em quarto. Baú só em ultima opção, eu costumo deixar o meu vazio apenas como “armário” nas paradas.

A distribuição mais proxima do ideal. Baús traseiros baixos, alforges dianteiros e mala tanque contrabalanceiam o peso.

Claro, existem outros fatores que influenciam na distribuição da bagagem, como tipo de terreno, com ou sem garupa, tipo de pilotagem, mas isso deixamos para as próximas matérias da série!




Um comentário:

  1. Bom dia, Alves!
    Td blz?
    Viajando muito?
    Saberia dizer onde compro alforges dianteiros?
    Grato!

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