quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dia 5 - 21/09/2012 "Primeiro dia pela chapada"

"Acordei, tomei um banho, me preparei pro excelente dia que seria hoje! Tantas coisas programadas! Abro a porta do quarto da pousada, ceu cinza e garoa. Ninguem merece! Perguntei ao amigo da pousada: - Vai ficar assim o dia todo? - Vai nao, la pras 10:00h melhora! Ok, estava de regata e bermuda, esperando o calor bahiano, subi na moto e decidi ir ate o pai inacio (eu estava sozinho entao tinha formado a programacao da forma mais facil para mim). Aguentei 10km. Frio e chuva vieram se juntar a mim. Desisti, voltei pro centro da cidade e fiquei la enrolando. Andando pelas ruas descobri um hostel (albergue da juventude), hostel chapada ele se chama. Voltei a pousada peguei minhas coisas e levei pro hostel, ainda era cedo pra fazer o checkin, sai para andar. Quem nunca ficou em um hostel, viajando sozinho, nao sabe como e bom. Claro que tem suas desvantagens, mas so de formar uma turma la ja e otimo pra quem esta a viajar solo. Primeira indicacao foi o Ribeirao do meio, trilha a pe, nivel facil, meia hora de caminhada. no meio da trilha conheci um soteropolitano (e isso mesmo? nascido em salvador?) que aposentou e foi morar em Lencois - Isso que e vida, pensei. Conversamos um bocado sobre as constantes queimadas que ameacam o parque e sobra turistas burros que se metem sozinhos nas trilhas e nao tem a minima nocao do que fazem. O amigo me levou pela trilha quase ate o ribeirao, pegou uma picada e sumiu no mato atras de umas plantas medicinais. Cada figura que a gente conhece nessas viagens! Cheguei no ribeirao, e por ser uma trilha facil, tinham algumas pessoas por la. Alguns minutos depois descobri que todos eram motoqueirociclistas, dois vinham de Vitoria da Conquista pro fim de semana (uma XRE e uma Vstrom) e dois vieram, se nao me engano, de fortaleza, em duas transalp. Conversamos um bocado, quando os amigos de Vitoria da conquista foram embora (tinham que voltar no mesmo dia ainda), tambem voltei a trilha. Peguei a motoca e segui rumo ao Poco do Diabo. as nuvem resolveram me deixar em paz. Tinha uma excursao la, que havia ficado somente no primeiro poco (bem ao lado da estrada), mas nao era ali que eu ficaria. Tem um restaurante na entrada, Restaurante Mucugezinho. Comida ruim e cara. Atravesse o restaurante, desca as escadas. La em baixo tem um bar. Atravesse o bar, atravesse a ponte de madeira e siga a trilha visivel nas pedras... acompanhando o fluxo do rio por cerca de meia hora chega-se ao poco do diabo. Se estiver com guia e possivel descer de rapel ou tirolesa. Como eu estava solo, desci pela trlha mesmo. Tomei um banho nas aguas extremamente geladas do poco, pois o sol nao pega la por muito tempo durante o dia, vi a excursao chegar la alguns minutos depois, vi um louco dar barrigada descendo de tirolesa e uma mochila suicida descendo de rapel ate cair na agua (com celulares e documentos...). ah, esses farofeiros! Quando lotou, subi a trilha e fui embora. Aproveitei que estava perto e subi o pai inacio, Mas nao esperei o por do sol. Nao estavva a fim de encaram a trilha a noite. Do pai inacio, a vista e linda, Mas a melhor parte e a historia do nome, contada pelo guia Negao. Quando for la tente subir com ele! Vale a pena! De la, voltei para o hostel. Tinha uma moto na frente, uma Falcon, bem baleada, diga-se de passagem, com placa de Niteroi-RJ. Fiz o checkin e fui tomar um banho, encontrei com o amigo motoqueirociclista no quarto e conversamos um pouco. Michel seu noma, pronuncia-se como Miguel. Italiano, trabalha em Niteroi embarcado em alguma plataforma, nao lembro o nome da empresa. Trabalha dois meses, folga dois. Pra fazer algo diferente das outras folgas onde sempre ia mochilar pela america do sul (o amigo ja passou dos 50), nessa folga desembarcou no RJ, comprou a falcon num dia e fez a papelada pro nome de um amigo, no outro dia amarrou a mochila na moto e saiu do rio pra Bonito-MS, de la pra Boa Vista, Manaus, barco ate Santarem, Maranhao e lencois maranhenses, Jericoacoara, Lencois e depois RJ. Mal fala portugues. Numa moto com 8 anos de idade que ele conheceu na vespera da viagem. Pelas piores e mais perigosas estradas do Brasil. E eu achando que estava em uma aventura!!! tambem no hostel conheci Josh e seu irmao, Texanos, e dois britanicos mau-humorados (so resolvi esse mau humor com caipirinhas mais tarde). Eles estao mochilando pela america do sul e central a 5 meses, E pelo jeito a viagem ainda vai longe. Tambem tinham mais dois brothers paulistas: Hernani, o engracadao que nao perde uma piada, e Edmundo (animallllllllllllll - que realmente era a cara do jogador) que estavam fazendo um mochilao cultural pelo sertao. Todas essas pessoas se tornariam meus amigos nos 3 dias de convivencia e espero levar as suas amizades para sempre, o grupo logo se tornou como uma familia! Agradecimentos especiais ao Hostel Chapada por proporcionar o convivio! Jantamos, bebemos umas caipirinhas, e fomos dormir, afinal, amanha temos muitas coisas a fazer! Vamos ao que interessa, as fotos, mas ja aviso que hoje nao temos muitas com a moto, rs."